A12

Seu nome é o nome de algum santo?

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Vitral santos católicos_foto: shutterstock

Muitas pessoas receberam nomes de santos, ou por uma devoção dos pais ou por terem nascido no dia em que se celebrava tal santo. Quando acontece isso dizemos que nós temos um santo onomástico, ou seja, temos um “santo com o nosso nome”, ou melhor, nós temos o nome de um santo. Antes também na Vida Religiosa Consagrada, principalmente na vida contemplativa, quando um monge ou uma monja faziam sua consagração religiosa eles escolhiam o nome de algum santo ao qual passavam a ser chamados, e não mais celebravam o aniversário de nascimento, mas sim o dia do santo do seu nome.

Ter o onomástico de algum santo é um apelo forte para que possamos acolher este santo como patrono e protetor oficial em nossa vida, mas é, acima de tudo, deixar que sua vida seja inspiração para a nossa, sabendo ver no seu testemunho de fé e caridade exemplos que devemos seguir.

 

"O que nos santifica é a coragem de amar como Jesus amou, de amar com a vida".

Muitas pessoas receberam o nome de Camilo, e sinto-me feliz por ter este onomástico também. Acredito que ao conhecer a história do santo, cujo nome levamos, isso deve nos motivar a buscar a caridade de Cristo com a qual eles se revestiram e por isso foram capazes de amar e servir. O que nos santifica é a coragem de amar como Jesus amou, de amar com a vida. São Camilo nos dá esse bonito exemplo, pois somente quem faz a experiência de se sentir amado por Cristo e deseja dar uma resposta de amor a Ele, será capaz de transformar sua vida num dom de amor para os outros.

:: Conheça aqui a história de São Camilo 

São Camilo nos dá o grande exemplo da gratuidade do amor. Servir a Cristo na pessoa do doente, do enfraquecido, do empobrecido, aqueles que muitas vezes são descartados pelo mundo, mas que o amor de Deus elege para mostrar o valor sagrado da vida.

Seria interessante e importante você que tem o nome de algum santo ou santa, procurar conhecer mais sua história e assim poder trazer o caminho de santificação que eles percorreram como exemplo também para sua vida. Assim, não estaremos levando apenas o nome do Santo, mas manteremos em nosso coração o desejo de santidade que eles buscaram e alcançaram. Pois o próprio Cristo disse: “Sede santos, como vosso Pai do Céu é Santo” (Mt 5,48).


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres