A12

Automedicação pode agravar doenças e comprometer tratamentos

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Veja quais são os perigos da automedicação

Todos os dias inúmeras pessoas sofrem efeitos colaterais por uso de automedicação. O uso de medicamentos sem a prescrição médica é muito comum e esconde graves perigos, entre eles o agravamento de doenças, o comprometimento de um tratamento, além de reações alérgicas e até mesmo morte.

Os medicamentos são os grandes vilões da intoxicação no Brasil. De com a Anvisa, os analgésicos, os antitérmicos e os antiinflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam. Ao utilizar medicamentos por conta própria, o paciente pode não perceber sintomas originados pelo uso do remédio sem conhecimento médico. A indicação de remédios por pessoas não habilitadas gera um risco ainda maior. Por lei, toda farmácia deve ter um farmacêutico, pois ele como o médico, pode prescrever remédios. Então, a orientação de um profissional é importante para não colocar em risco a própria saúde.

Maria Cândida recebe no Manhã Leve o diretor regional da Seccional do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e especialista em educação permanente em saúde, Dr. André Luis dos Santos e o presidente do Conselho Científico do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICPQ) e ex-presidente da Anvisa por dois mandatos, Dr. Dirceu Raposo, que alertam sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos.

Veja também a história do fotógrafo, Mário Henrique Jacob, que sofre com o uso de medicamentos. Mário começou a tomar remédios sob prescrição médica depois da morte da mãe e do pai. Hoje, mesmo usando o medicamento com a instrução médica, ele administra a quantidade de remédios por conta própria. O que é muito comum nos casos de pacientes que fazem uso de medicamentos por tempo prolongado ou contínuo. Essa manipulação da dosagem do remédio é um grave risco ao paciente.

REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
http://www.A12.com/tvaparecida
http://facebook.com/aparecidatv
http://twitter.com/tvaparecida
http://instagram.com/tvaparecida

Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres